domingo, 2 de outubro de 2011

DNA

Fraude, mentira, roubo, suborno e impunidade. Essas são as palavras que melhor definem a realidade brasileira, rodeada de escandalos publicos. Será esse o jeitinho brasileiro de ser?
Mal do século e de toda a historia brasileira, ela acompanha o país - o sistema eleitoral oligárquico é exemplo de que a corrupçao está no dna do Brasil. A lentidão da justiça é catalisadora da bola de neve que começa com um suborno aqui, um mensalão ali, e o mito da impunidade faz do Brasil um país carente de ética e honestidade.
Do outro lado o povo assiste atônito mas conformado, passando adiante o costume genuinamente brasileiro de agir errado, e sem culpas, acha normal roubar o vizinho assim como retratado na obra O Cortiço de Aluisio Azevedo. As denuncias que assolam o cotidiano quando percebidas pelo cidadão comum, o fazem pensar na mudança dessa realidade, sentado no sofá. Mas dizer "eles são todos corruptos" apenas serve para impor a integridade de quem se indigna e assim nada muda, tudo continua igual no país.
A descrença e a acomodaçao do povo tornam a malandragem o pão de cada dia que alimenta esse ciclo, circulo vicioso. Mas se dar bem as custas dos outros nao é prioridade da capital, quando na venda da esquina recebemos o troco a mais e ficamos bem quietinhos. E assim, como João Romão que construiu seu cortiço roubando tijolos, de falcatrua em falcatrua nós vamos construindo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário